Color Blocking

Quem gosta de moda já está ouvindo falar de Color Blocking (bloco de cores) há bastante tempo, mas sei que a maioria das pessoas (inclusive eu) tem medo de misturar as cores e sair por aí parecendo o Tiririca ou o Restart, principalmente se pretende usar uma calça colorida.

 

Color Blocking? NO WAY!!!

 

Então para todo mundo perder o medo vou explicar detalhadamente a melhor maneira de combinar cores. Primeiramente precisamos saber que Color Blocking nada mais é do que o uso de mais de uma cor forte no mesmo look. Para entender melhor vou apresentar para vocês o círculo cromático.

 

O círculo cromático trata-se de uma representação das cores através de um círculo onde são dispostas as variações do espectro visível pelo olho humano (Wikipédia).

Podemos combinar estas cores de diversas maneiras:

 

Cores Análogas

As cores análogas são cores vizinhas no círculo cromático. Por não ter muito contraste entre si, elas criam combinações mais discretas e muito harmônicas.

Então para se acostumar com o Color Blocking é melhor começar por esse tipo de combinação.

 

Alguns exemplos são: Verde com azul, rosa com vermelho e roxo com rosa.

 

Cores Complementares

As cores complementares são as que estão completamente opostas no círculo cromático e como o nome já diz são cores que se complementam. Apesar do grande contraste, elas ficam muito harmoniosas juntas.

 

Alguns exemplos são: Azul com laranja (inclusive já usei um look com essas cores aqui), amarelo com roxo e verde com vermelho.

 

Tome muito cuidado ao usar estampas em um look Color Blocking. Elas devem tomar uma pequena parte do corpo e devem ser estampas discretas. Olha como nessa foto da Mariah (a do meio) o cinto de onça por ser bem fininho não tirou a atenção da combinação de cores.

 

Cores Tríades

São cores que ficam eqüidistantes no círculo cromático, formando um triângulo eqüilátero no centro.

Essa combinação de cores cria um grande impacto visual, então temos que ter muito cuidado ao combiná-las. A dica é escolher uma ou duas cores principais e o restante das cores colocar apenas nos detalhes, como os acessórios.

 

Alguns exemplos são: Verde com roxo com laranja e rosa com amarelo com azul.

 

Viram como agora ficou bem mais fácil combinar as cores?

Para terminar, vou dar algumas dicas que devem ser usadas para qualquer tipo de combinação de cores:

  • Combinar o color blocking com cores neutras como preto, branco e nude, deixa o visual mais leve e harmônico.
  • Em um look color blocking, dê preferência para usar peças mais sérias e adultas. Por exemplo, se você usar uma peça colorida combinada com uma camiseta com estampa fofinha, vai ficar parecendo Restart.

Acho que agora já dá pra sair por aí toda colorida, alegrando o verão, né?

Espero que tenham gostado.

Beijos.

18 respostas em “Color Blocking

    • Ahhhh, finalmente você deu as caras por aqui, irmãzinha!
      Eu tinha certeza que você ia gostar desse post.
      E eu não esqueci que você ficou de me ajudar com o vídeo de tranças, viu!
      Quero fazer no próximo fim de semana.
      beijoss

  1. sou super adepta do colorblocking … vou desde as análogas até a tríade sme medo do restart …rsrsrs
    É só saber mesclar os tons e tecidos , pra dar um ar refinado ao look e na tríade vale os acessórios também … eu gosto muito … bjsssss

  2. Parabéns pelo post muito bom , mais confesso a primeira vez que usei calça vermelha eu me denti o próprio Tiririca………rs
    Depois achei legal.
    Bjs Patrícia
    patriciajorge.blogspot.com

    • Hahahahahha
      É assim mesmo Patrícia. A primeira vez que eu usei calça colorida parecia que todo mundo tava me olhando.
      Mas depois a gente acostuma.
      beijosss

  3. Bia,
    adorei a sua didática.Não subestima quem já conhece um pouco e nem deixa lacunas pra quem nunca ouviu falar.
    Acho que podemos usar essa regra das cores pra tudo, inclusive pra decorar a casa, estou certa?Vou a combinações de cores pra vida.
    Seu blog está cada dia mais interessante.

    http://www.outrabeleza.com

    • Que bom que gostou Lary!
      Essa regra das cores serve pra tudo mesmo, principalmente para decoração.
      Para você ter uma ideia, eu aprendi sobre o circulo cromático nas aulas de teoria das cores na faculdade de Design de Interiores.
      Até na maquiagem a gente pode seguir essas regras, pra combinar a cor do batom com a cor da sombra.
      E seu blog está maravilhoso, você está surpreendendo, amiga!
      beijoss

  4. Bia…querida!
    Estou amando o blog…super gostoso de acompanhar, altas dicas e tudo com um texto bastante agradável! Tem a sua caraaaaa, pois desde a época da facu já arrasava nos modelitos..!!ADOROOO!!
    Parabéns!
    Bjo gde!

    • Oi Lívia!
      Que saudade! Faz muito tempo que a gente não se vê, né.
      Fico muito feliz por você ter gostado do blog.
      O seu vestido de formatura deu certo naquelas lojas que eu te indiquei?
      Estou curiosa pra ver. Me manda uma foto.
      beijosss

    • Eu ainda não enjoei não Tati.
      Ainda quero fazer muitas combinações.
      Mas é uma tendência que se você começar a usar muito enjoa mesmo.
      beijoss

Deixe um comentário

