Dicionário de Moda – Vintage

Resolvi criar essa nova tag no blog porque a moda possui vários termos próprios, que a maioria das pessoas não entende o significado real. Isto acontece porque a moda muda muito rapidamente, e novas palavras surgem a cada dia (na maioria palavras estrangeiras) e fica difícil acompanhar todas essas novidades.

Então sempre vou colocar aqui as palavras e termos que mais têm sido usados no mundo da moda, porque para uma pessoa ser estilosa não basta que ela se vista bem, ela precisa entender o conceito da moda.

Para começar, vou falar da palavra Vintage, que todo mundo já ouviu falar, mas muitas vezes é usada de maneira banalizada.

Vintage não é simplesmente aquilo que é antigo. Para ser vintage, uma peça precisa ser antiga sim. Mas, além disso, ela precisa ser uma peça rara, clássica ou com grande valor histórico.

Segundo a Wikipédia os requisitos para ser vintage são: pelo menos 20 anos de antiguidade, ser testemunha de um estilo próprio ou de um estilista, não haver sofrido nenhuma transformação (releitura), e ainda representar um instante da moda e estar em perfeito estado.

Então se você pegou um vestido da sua avó e remodelou todo (modificou o modelo ou apenas trocou os botões) ou se você pegou aquela blusa dos anos 80 da sua mãe e tirou as enormes ombreiras, sinto em dizer que essas peças não são mais vintage.

Resumindo: uma peça vintage deve ser realmente antiga, deve ter valor histórico e precisa estar em seu estado original.

Gostaria de lembrar que Vintage e Retrô NÃO são as mesmas coisas. Mas esta explicação vai ficar para o próximo Dicionário de Moda. Aguardem.

Beijos.

 

Gostam desse tipo de post? Quero saber a opinião de vocês.

18 respostas em “Dicionário de Moda – Vintage

  1. Adoro q aqui na Europa essa cultura de roupas,acessorios e objetos vintage è muito forte.O Brasil por ser um pais onde a caracteristica “classista” è muito evidenciada essa cultura começa a ser desenvolvida a pouco tempo.Existem lojas aqui q sao um charme e vc se apaixona p cada peça e pela historia q elas contam.

    Baci de Roma

    http://www.nayralaise.net

    • Realmente na Europa é muito mais fácil achar peças vintage, mas o Brasil já tá começando a melhorar nisso.
      Aí deve ter lojas de deixar a gente louca mesmo!
      beijoss

  2. Oi Bia adorei este novo post, acho super bacana e o mais engraçado é que eu tenho um blog comecei agora, e também já tinha pensado em fazer um quadro assim no meu blog! rs’ me identifico com você.
    Beijinhoooos* estou apaixonada pelo blog.

    • Oi Loh.
      Estou adorando seus comentários!
      Fico muito feliz que você tenha gostado do blog. Você é sempre muito bem vinda por aqui.
      Indica meu blog pra suas amigas, assim você me ajuda a divulgar.
      beijos

      • Bom dia Bia, já estou aqui de novo, rs’
        que bom que esta gostando dos meus comentários, pode deixar que quando estiver com elas vou mostrar o blog e tenho certeza que elas vão amar assim como eu estou amando!
        Beijinhos’

Deixe um comentário

