Cuidados com as unhas

Acho que todas as mulheres, mesmo aquelas que não são muito vaidosas, se preocupam com a aparência das unhas. Afinal, ter as unhas bem cuidadas também é uma questão de higiene.

Ao longo dos anos fui aprendendo alguns truques para deixar as unhas mais bonitas e saudáveis e vou compartilhar tudo que sei com vocês.

UNHAS FORTES

Muitas mulheres sofrem com unhas fracas e quebradiças, mas basta seguir alguns cuidados para que este problema acabe ou pelo menos melhore bastante.

  • A primeira dica é prestar mais atenção ao que você come. Uma alimentação saudável não melhora apenas a aparência das unhas, mas também da pele e dos cabelos. Portanto, precisamos aumentar a quantidade de frutas e legumes ingeridos diariamente para que as unhas fiquem mais saudáveis.
  • Se você faz algumas tarefas domésticas como lavar a louça e limpar o chão, procure fazer isso sempre com luvas. O contato constante com água e com produtos de limpeza faz com que as unhas fiquem mais moles e quebradiças.
  • Tente ficar pelo menos 1 dia da semana sem esmalte. Suas unhas precisam respirar e ser hidratadas.
  • Não use acetona pois ela resseca demais as unhas. Dê preferência aos removedores de esmalte. Eu uso o removedor de esmaltes da linha de Orquídea da Risqué e acho ele ótimo. Retira o esmalte tão bem quanto a acetona e não resseca a pele.

Mas se mesmo com todos esses cuidados suas unhas continuam quebrando facilmente, é melhor procurar um dermatologista pois você pode estar com deficiência de alguma vitamina.

CUTÍCULAS

Acho que em toda a minha vida devo ter tirado as cutículas no máximo umas 5 vezes. Sempre odiei o fato de que quando eu tirava as cutículas, depois de alguns dias começavam a saltar um monte de pelinhas. Isso me irritava.

Mas o fato de não retirar cutículas é muito mais saudável, pois elas protegem as unhas.

Sei que algumas meninas não conseguem ficar sem retirá-las, mas o grande segredo é a hidratação. Se as cutículas estiverem sempre hidratadas elas não vão soltar peles e vão crescer menos.

Para isso uso três produtos:

  • No dia que tiro o esmalte, antes de dormir, eu passo bastante Bepantol nas cutículas e nas unhas. Tem que melecar bastante mesmo. No dia seguinte as cutículas estão super hidratadas e as unhas estão com um brilho, com cara de saudáveis.
  • Uma vez por dia uso o Mira-cuticle  da Avon, que além de hidratar também ajuda a diminuir o tamanho das cutículas. Funciona muito!
  • Durante o dia, quando percebo que as cutículas estão ressecadas, uso a Cera Nutritiva da Granado, mas ela só hidrata momentaneamente. O efeito não é muito duradouro. Mas ela é ótima para levar na bolsa ou deixar na mesa do escritório.

O certo seria fazer isso todos os dias, mas nem sempre eu lembro. O fato é que quanto mais você fica sem retirar as cutículas, elas vão ficando mais comportadas e a necessidade de hidratar sempre vai diminuindo.

ESMALTANDO

Vou dizer uma coisa que pode parecer loucura, mas eu odeio fazer as unhas com manicure!

Me dá muita aflição, parece que a qualquer momento ela vai me machucar. E como sou uma pessoa muito crítica, o resultado nunca é satisfatório. Então desde muito novinha faço minhas unhas sozinha. Agora vou contar pra vocês como é esse ritual:

  • Primeiro passo uma camada generosa do Mira-cuticle nas cutículas e espero um pouco até que elas amoleçam. Depois empurro com um palitinho ou uma espátula.
  • Em seguida é só dar uma lixadinha nas unhas e lavar bem as mãos para tirar qualquer resíduo de hidratante.
  • Agora vem um passo muito importante. Nunca deixem de passar uma base de tratamento para as unhas antes de passar o esmalte. Além de fortalecer as unhas, essa base vai evitar que o esmalte colorido pigmente suas unhas. Sabe quando você passa um esmalte vermelho e ao retirar você percebe que as unhas estão amareladas? Então, a base evita que isso aconteça e também ajuda na durabilidade do esmalte.
  • Depois é só passar os esmalte da maneira que achar melhor e por fim passar uma cobertura extra brilho. Eu uso essa roxinha da Colorama que além de dar muito brilho ao esmalte, faz com que ele seque mais rápido e dure mais nas unhas. A cobertura da Avon também é muito boa.

Essa é minha rotina de cuidados com as unhas.

Quero saber se vocês também tem algum truque para cuidar das unhas. Compartilhe com a gente.

Espero que tenham gostado.

Beijos.

 

Anúncios

17 respostas em “Cuidados com as unhas

  1. Também sou super adepta a não tirar cutícula, pq além de saber da proteção, não tenho paciência com manicure demorada! E qto ao bepantol, vou aderir!!
    Bom domingo 😉 bjs

  2. Bia adorei saber sobre como cuidar das unhas, pois é sempre bom conhecer truques que nos ajudem a ficar mais belas, gostei mesmo pois minhas unhas são muito fracas e as dicas vão ajudar bastante, elas são tão fracas que costumo dizer que quando venta elas balançam hahahaha’
    Obrigada pelas dicas, ADOREI’
    Beijnhoos*

    • Que bom que gostou!
      Mas se suas unhas são muito fracas seria bom você ir ao dermatologista, que talvez ele tenha alguma solução mais profunda.
      Ouvi dizer também que tem um fortalecedor para as unhas da Mavala que é espetacular. Vale a pena tentar.
      beijos

      • iii é mais fácil comprar o fortalecedor da Mavala e ver se me dou bem com ele, se não o jeito vai ser ir no dermatologista mesmo. brigadinha Bia.
        Beijinhoos*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s