Cuidados com os sapatos

Devo confessar que sou viciada em sapatos! Tenho muitos mas nunca resisto em comprar mais um. Acho que isso acontece com a maioria das mulheres.

Mas nós investimos nosso rico dinheirinho nessas lindezas e não queremos que eles fiquem velhos e detonados. Então hoje vou dar várias dicas de como deixar nossos sapatos sempre conservados, como se fossem novos.

Quero deixar bem claro que a maioria dessas dicas eu aprendi na prática e não tem nenhum fundamento científico, mas para mim funciona. Inclusive tenho alguns sapatos há mais de 8 anos e continuo usando-os.

REGRA BÁSICA – LIMPEZA

SEMPRE que usar um sapato, ao chegar em casa, é preciso limpar sua parte interna e sola antes de guardar. É uma questão de higiene, afinal você não quer milhares de bactérias proliferando no seu armário.

Para isso eu uso lencinhos umedecidos de bebê. Eles são super práticos e por serem bem macios limpam os sapatos de maneira bem suave. Dê preferência para aquelas marcas bem baratinhas pois eles não vêm tão úmidos e não deixam os sapatos molhados. Os lenços da Johnson’s Baby, por exemplo, são super encharcados e acabam deixando o sapato muito úmido, o que não é bom.

Agora vou separar os cuidados por tipo de material do calçado.

Couro liso

Os sapatos de couro liso podem ser inteiramente limpos com os lenços umedecidos no dia-a-dia.

Mas por ser um material natural ele precisa de hidratação, então de vez em quando é recomendável aplicar a boa e velha graxa de sapatos. Além de hidratar e dar brilho ela também protege os sapatos das agressões externas.

Para aplicar é simples. Basta comprar a graxa da cor do calçado, aplicar uma fina camada com um pano ou escova, esperar secar muito bem e em seguida, com uma flanela, retirar o excesso e lustrar.

Verniz, plástico e couro sintético

Para esses materiais basta fazer a limpeza com os lenços umedecidos em todo o sapato e nada mais.

Corda e cortiça

E como cuidar das nossas amadas espadrilles com seus lindos saltos de corda?

A maneira mais eficaz é limpar a parte suja com Terebentina, que é um solvente muito usado por quem pinta quadros. Vende em qualquer loja de artesanato. Funciona direitinho! Eu sempre uso e a sujeira sai mesmo.

Mas se você não tem Terebentina à mão, basta pegar uma borracha escolar e esfregar sobre a mancha. Isso mesmo, aquela borracha branquinha que a gente usava na escola. Ela não é tão boa quanto a Terebentina, mas quebra um galho.

Camurça

Os sapatos de camurça são muito delicados e sujam facilmente.

Antes de tudo, logo quando comprar seu sapato de camurça, passe um impermeabilizante em spray próprio para camurça e deixe secar por meia hora. Isso vai evitar que respingos de água ou bebidas manchem seu sapato. Esses impermeabilizantes normalmente são vendidos em sapatarias. De vez em quando reaplique o impermeabilizante.

Nos cuidados diários não limpe a camurça com os lenços umedecidos. Limpe apenas a sola e a parte interna com eles.

Na parte externa passe uma escova bem macia para retirar a sujeira.

Se o sapato for de cor clara, você pode limpar as sujeiras mais difíceis com a borracha escolar.

Em último caso, para aquelas sujeiras impregnadas, passe uma lixa bem fina levemente sobre a mancha.

Nunca tente limpar a camurça enquanto ela estiver molhada. Isso só vai piorar a situação. Antes de tentar qualquer coisa, espere que ela seque.

DICAS ÚTEIS

  • Se você tomar chuva e seu sapato ficar todo molhado não tente secar com secador ou colocar no sol. Coloque bastante jornal amassado dentro do sapato e deixe-o secar naturalmente à sombra.
  • Guarde seus sapatos em um lugar arejado. Nunca guarde-os em sacos plásticos pois eles podem mofar.
  • Nem todos sapatos se acomodam bem nos pés, então abuse de artifícios para que eles fiquem confortáveis. Existem amaciantes, palmilhas e protetores que fazem com que o sapato adapte-se aos pés.
  • Tenha um sapateiro de confiança. Ele é a pessoa ideal para trocar os saltinhos, tingir e até mesmo reformar completamente seu sapato preferido.
  • E lembre-se, limpar os sapatos com grande frequência evita que as sujeiras se impregnem, fazendo com que eles fiquem sempre novos.

Depois que eu comecei a cuidar dos meus sapatos, eles passaram a durar muito mais e eu não preciso mais doá-los como acontecia antes.

Espero que tenham gostado das dicas.

Beijos.

54 respostas em “Cuidados com os sapatos

  1. Oii! Adorei o post!! Algumas dessas dicas eu já seguia, e as outros estou passando a seguir… rs Gostei bastante, posso postar elas no meu blog? dou os créditos do seu blog…
    beijoos,

  2. Adorei as dicas. Depois que vc me falou dos lencinhos umedecidos passei a usar sempre. Tem mais uma dica que estou aplicando hj mesmo. Meu número de sapato na verdade fica entre o 34 e 35. O primeiro fica apertado e o segundo saindo do pé. Pra quando machucar ou ficar muito apertado, antes de sair de casa, ou logo que compro, costumo usá-lo com uma meia bem grossa, de esportes mesmo, e quando a tiro ajuda a deixá-lo um pouco mais acomodado e no formato do meu pé. Tem dado certo.
    bjo, e parabéns pelo post, muito esclarecedor!
    http://www.outrabeleza.com

    • Que bom que gostou Lary!
      Essa dica da meia grossa é ótima.
      E no caso de comprar um sapato que sai do pé, tem umas palmilhas de silicone que fazem o pé se ajustar melhor nos sapatos.
      beijoss

  3. Eu acho que até já falei aqui uma vez. Nem todas as blogueiras de moda tem o privilégio de poderem fotografar close-up dos sapatos como vc faz. Eles aparecem como novos nas fotos.

    • Muita gente acha que eu só tiro foto dos meus sapatos novos, mas muitos deles são bem antigos.
      É só seguir as dicas que eles sempre ficarão novinhos.
      beijoss

  4. Amei as dicas, o camurça dá trabalho se não colocar o ipermeabilizante. Vi uma dica bem legal na internet para limpar camurça, vc pode limpa-lo com condicionador branco, já testei e limpa mesmo.

  5. Amei a dica!!!tenho muitos sapatos de camurça e nunca sei como limpar….agora vai ficar + fácil…..bjss

  6. Nunca fiz isso com meus sapatos, gostei das dicas….. vou tomar mais cuidado com eles afinal sapatos sempre são caros obrigada pelas dicas beijos.
    Priscila

  7. Realmente muito bom esse post, Bia. Fiquei com vergonha e resolvi arrumar minha sapateira e ter mais cuidado daqui pra frente com os meus. rs

      • primeira vez q passo por aqui e adorei. Essa dica de limpeza com lencinhos foi ótima e agora sei pq meus sapatos quebram os saltos qdo eles ficam guardados muito tempo..é o mofo!…obrigada e sucesso com o blog.

      • Que bom que gostou das dicas Fatima!
        Tem que cuidar direitinho dos sapatos, porque o mofo não perdoa. hahahahha
        beijos

Deixe um comentário

