A influência das cores

Tenho uma super novidade para vocês. Agora sou colaboradora do blog Aconchego Meu, das minhas amigas e FBlogs,Viviane e Tatiane Versiane. Elas me convidaram para dar algumas dicas de decoração e como acho que decoração e moda estão muito ligadas vou transcrever aqui para vocês o último post que fiz. Mas não deixem de visitar o blog Aconchego Meu, pois as meninas sempre dão ótimas dicas para deixar nossa casa mais bonita. Vale a pena conhecer!

___________________________

Olá! Meu nome é Beatriz Riva, sou Designer de Interiores e Engenheira Civil. Tenho duas grandes paixões: moda e decoração. Para falar de moda criei o blog Vício de Moda, onde compartilho minhas dicas, inspirações e alguns looks que uso.

Fiquei muito feliz quando a Tati e a Vivi me convidaram para colaborar com posts periódicos para o blog Aconchego Meu, pois agora terei a oportunidade de dividir minhas experiências e dicas de decoração.

Para começar vou falar um pouco sobre cores, pois elas são a base de qualquer decoração. Vamos lá?

Você já parou para pensar como as cores podem influenciar nossas vidas?


A gente pode não perceber, mas um ambiente com determinada cor prevalecente pode nos deixar mais calmos, mais concentrados, com mais fome ou até mesmo mais nervosos.

Cada cor tem uma vibração diferente, que nos transmite mensagens que despertam vários sentimentos.

É por isso que muitas vezes quando pintamos aquele cômodo frio e sem vida com uma cor diferente, parece que o ambiente ganha novas energias e ele se torna mais agradável ao convívio.

A influência das cores também pode ser notada na maneira em que nos vestimos, pois através das cores podemos expressar nosso estado de espírito e a maneira como gostaríamos de ser vistos, mesmo que isto aconteça inconscientemente.

Mas da mesma maneira que as cores podem nos trazer bons sentimentos, elas também podem nos trazer sensações desagradáveis. Então é preciso entender melhor como cada cor pode nos influenciar, para conseguirmos criar ambientes mais aconchegantes e harmoniosos.

 

Branco

Gera sensação de tranqüilidade, calma, paz, higiene e limpeza. Sempre realça as outras cores.

É uma cor sofisticada e que dá a sensação de amplitude, pois multiplica a luz. Por isso é uma cor muito recomendada para ambientes pequenos.

Apesar de ser uma cor neutra, não deve ser usada em excesso, pois pode dar a sensação de frieza, vazio, infinito e hostilidade.

Por isso aconselha-se acrescentar toques de cores fortes nos móveis e objetos de decoração para os ambientes em que o branco prevalece.

 

Amarelo

Estimula o raciocínio, a criatividade e o trabalho intelectual, além de aumentar a capacidade de concentração.

É uma cor muito energizante e ideal para ser usada em escritórios ou salas de estudos.

Os tons de amarelo escuro, como o mostarda, não devem ser usados em excesso, pois podem trazer sentimentos de pessimismo e negatividade.

 

Vermelho

É uma cor muito vibrante e energética. Traz motivação, persistência e autoconfiança.

Já reparou como é uma cor que sempre esteve ligada à riqueza e ao poder? Um exemplo disso é que os nobres e reis adoravam decorar seus palácios e castelos com veludo vermelho por todos os cantos.

Por nos fazer perder a noção do tempo e estimular o apetite, é muito apropriado para as cozinhas.

Mas se usado em excesso pode causar irritação, nervosismo e até mesmo agressividade.

 

Azul

É uma cor que tranqüiliza, acalma, relaxa e traz paz. Provavelmente isso aconteça por lembrar a cor do céu e do mar.

O azul é uma cor que ajuda a regular o sono, por isso é muito apropriado para quartos, principalmente de pessoas muito agitadas.

Por ser uma cor fria, torna os ambientes mais frescos.

Mas deve-se tomar cuidado, pois o exagero pode causar sono excessivo e até mesmo depressão.

 

Verde

Por ser associado à natureza, o verde é uma cor que traz equilíbrio e harmonia. Também é a cor da esperança e da segurança, está muito ligada à auto-estima.

O verde ajuda a reduzir o estresse, pois é um meio de baixar a pressão arterial. Por isso é ótimo para ser usado nas salas, afinal é para lá que as pessoas vão depois de um longo dia de trabalho.

Não podemos esquecer que o verde é uma cor curativa, então é muito apropriado para casas com pessoas com problemas de saúde. Devido a essa propriedade é a cor mais usada em hospitais e clínicas.

 

Pronto. Agora que já sabemos um pouco mais sobre o efeito das cores é só colocar a mão na massa e espalhar um pouco de cor por nossas vidas.

Espero que tenham gostado das dicas.

______________________________

Vocês gostam de ver posts sobre decoração por aqui?

Tem algum assunto dentro da área de decoração que vocês tem dúvidas ou gostariam de saber um pouco mais?

Beijos.

28 respostas em “A influência das cores

  1. Bia eu amei o post! “PARABÉNS”
    Achei super interessante, eu já tinha estudado sobre cores pois eu sou designe gráfica, mais o seu post acrescentou coisas que eu ainda não sabia, amei de mais, e as fotos achei lindo cômodos, mais o azul sem palavras, apaixonei ! rsrsrs’
    Beijinhos Bia.

Deixe um comentário

